Você sabia que alguns alimentos melhoram o humor?

Você sabia que alguns alimentos melhoram o humor?

A alimentação pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e a sensação de bem-estar. Para a produção cerebral da serotonina há necessidade de matérias primas (chamadas de cofatores) fundamentais para sua síntese, como triptofano (aminoácido), magnésio, cálcio (minerais), vitamina B6, ácido fólico (vitaminas).

Conheça, abaixo, alguns alimentos que melhoram o humor

Frutas: Melancia, abacate, mamão, banana, tangerina e limão são conhecidos como agentes do bom humor. Todas elas são ricas em triptofano e aminoácidos, que ajuda na produção de serotonina.

Leite e iogurte desnatado: Eles são ótimas fontes de cálcio e mineral, que ajudam a eliminar a tensão.

Castanha-do-pará, nozes e amêndoas: Elas são ricas em selênio, um poderoso agente antioxidante, que colabora com o alívio do estresse.

Ovos: Eles são uma boa fonte de tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), que colaboram com o bom humor.

Carnes magras e peixes: O triptofano, presentes nestas fontes de proteína, ajuda no combate do mau humor, pois aumenta a produção de serotonina, além de ser capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar e até induzir e melhorar o sono.

Aveia e centeio: Os dois são ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E, que melhoram o funcionamento do intestino e combatem a ansiedade.

Folhas verdes: Estudos mostram que uma alimentação com consumo elevado de folato (importante vitamina do complexo B) está associada a menor prevalência de sintomas depressivos.

Todos os direitos reservados à Cuide-se Bem.

falecom@cuidesebem.med.br